Psiquiatria

Psquiatria

A Clínica Fazenda Palmeiras há mais de 60 anos trabalha na humanização da saúde mental, oferecendo tratamento para todos os tipos de pacientes com variadas patologias.

O tratamento para cada patologia é realizado através de terapia medicamentosa individualizada, associada às Terapias/Atendimentos oferecidos pela equipe multidisciplinar especializada. Médico Psiquiatra, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Enfermeiras, Assistente Social, Educador Físico, Nutricionista, Farmacêutico, além de toda equipe técnica direcionado ao cuidado do paciente;

Nossos tratamentos:

Transtornos Psicóticos

O paciente psicótico é aquele que perdeu a crítica da realidade, muitas vezes não consegue organizar seu pensamento, tem ideias delirantes, se sente perseguido, tanto em situações de sua vida e provavelmente esquivo e desconfiado com os contatos mais próximos. A esquizofrenia é um exemplo deste grupo.

Doenças Afetivas

Dentre as doenças afetivas está:

Transtorno de Personalidade

Transtorno de personalidade é uma doença psiquiátrica no qual os traços de personalidade de uma pessoa são muito rígidos (inflexíveis) e mal ajustados. Dessa forma, o comportamento do indivíduo e a forma que o paciente lida com seus impulsos causam prejuizos a ele e às pessoas ao seu redor.

São algusn exemplos:

Transtorno da Ansiedade

São exemplos:

Caracterizado por ansiedade persistentes, de grau intenso, incontrolável, apreensiva e desproporcional ao estímulo – Preocupação crônica, irrealista e excessiva→ eventos e preocupações do dia a dia.

Caracterizado pela presença de ataques do pânico com vivência da angustia diante da possibilidade de perigo, que ameaça a sobrevivência física ou psíquica da pessoa: medo de
morrer, infartar, enlouquecer, perder a razão, o próprio controle e cometer atos inadequados

Caracterizado pela repetição da vivência de um evento extremamente traumático, esquiva de estímulos associados com tal evento, ausência de reação e excitação aumentada persistente.

Transtornos Alimentares

Os transtornos alimentares são considerados condições psiquiátricas. Essa classificação se justifica pois são disfunções relacionadas a uma prática alimentar que foge do padrão. Geralmente, elas são motivadas por algum tipo de sofrimento mental. São exemplos a Anorexia e a Bulimia

Dependência Química:

Defini-se como uma doença crônica, progressiva, ou seja, que piora com o passar do tempo, que gera outras doenças e é fatal. A depêndencia qúimica é um transtorno mental caracterizado por sinais e sintomas (tolerancia, abstinencia e compulsão) decorrentes do uso de drogas.

O tratamento ao paciente dependente químico é focado na desintoxicação, conscientização e prevenção de recaída, promovendo autonomia e melhoria na qualidade de vida.

O tratamento em ambiente hospitalar mostra-se importante por ser uma ambiente protegido, promovendo o distanciamento das substâncias psicoativas. O Projeto de Dependencia Quimica na Clinica Fazenda Palmeiras conta com atendimento individual psiquiatrico semanal, atendimento clínico indiciadual sempre que necessário, atendimento nutricional individual semanal , atendimento psicológico indiviadual semanal, atividades de esporte, atendimento social, Atividades terapeuticas como, oficina, atividades expressivas e estruturadas, laborterapia ( horta, pintura, trasformação criativa do espaço físico e jardinagem).

Durante a internação paciente será encaminhado a grupo de acohimento, grupo de conscientização, grupo de psicoeducação,grupo motivacional, grupo de temas, grupo de partilha, grupo de prevenção a recaida e planejamento ocupacional pós alta

Transtorno Neurocognitivo

Os transtornos neurocognitivos são condições neurológicas que levam a uma redução — temporária ou permanente — das funções cognitivas. Entre elas, enquadram-se a memória, a atenção, a evocação, a linguagem, a orientação no tempo e no espaço, a inibição de comportamentos, entre outras .São exemplos demencias e Doenças de Alzheimer

Objetivo

Promover o cuidado especializado ao estado agudo das doenças mentais visando sua melhora.

Método

Atendimento médico especializado com a mais moderna farmacologia, unida a atividades psicossociais de integração e reabilitação.

Resumo do projeto terapêutico